Project Description

Ronaldo Gama

Lançando o “Olhos Negros Vivo” em parceria com o selo Tropical Diáspora, da Alemanha e a produtora Sá Menina. Renato Gama é compositor, cantor, produtor musical, ator e musicoterapeuta, e sua música traz uma mistura de jazz, samba e rap, amalgamando da melhor forma o som que se fazia nos antigos bailes dos quintais da periferia. As canções contam com poemas de jovens escritor@s e de outr@s já consagrad@s como, Conceição Evaristo, Paulo Rafael, Allan da Rosa, Cuti, Oswaldo de Camargo, Daisy Serena.

A inspiração para este trabalho, é a condição que ocorre há tempos, a necessidade de olhar, cuidar e apontar possíveis caminhos para reversão da triste estatística de suicídio, homicídio e sofrimento mental, que os meninos, jovens e homens negros apontam disparados como maioria impactada.

“A sua música levita, faz dançar e faz pensar, não tem pressa, mas tem urgência”

(Julinho Bittencourt, jornalista, redator da Revista Fórum)

Renato Gama já produziu artistas e bandas como, Nelson Triunfo, Nhocuné Soul, Tiarajú Pablo, Joana Flor, também escreveu e dirigiu espetáculos como, “Canto de Vida e Obra” sobre a escritora Conceição Evaristo, o último Espetáculo do Sarau das Pretas, “CarnaPretas”, “As Pastoras do Rosário”, com o show “Canto para Carolina”, onde são interpretadas as músicas do disco “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus.

Compôs a música, criou e co-dirigiu o clip de “Neguinha Sim!”, lançado no programa “Quintal da Cultura” da TV Cultura. Idealizou as trilhas sonoras dos filmes “O Olho e o Zarolho” e “Fulero Circo”, assim como, de várias peças teatrais, como por exemplo, da “A Saga do Menino Diamante” vencedora do prêmio Shell. Destaca-se também como co-fundador dos coletivos, Nhocuné Soul, Morabeza Nação, Cozinhando Música, 3Áfricas e produção do percussor do hip-hop no Brasil, Nelson Triunfo.

Recentemente concebeu a trilha sonora do programa “Afronta”, lançado no canal Futura, e desenvolveu o projeto “Botica Poesia – Renato Gama e Sérgio Vaz”, onde criou uma roda de samba com os textos do poeta.

Discos

Olhos Negros Vivo

Berlim

Links

PRÓXIMOS SHOWS

VIDEOS

“That’s been one of my mantras — focus and simplicity. Simple can be harder than complex; you have to work hard to get your thinking clean to make it simple.”

Paulo Rafael

“I think if you do something and it turns out pretty good, then you should go do something else wonderful, not dwell on it for too long. Just figure out what’s next.”

Almir Rosa
PARCERIAS LOCAIS E GLOBAIS

A Luta É Florecer, somente juntos chegaremos lá…

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Vamos conversar e obrigado pela sua mensagem! Entraremos em contato o mais breve possível.

CONTATO